quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Carga tributária

Então, como vários motes da política brasileira, um deles é a
carga tributária, tipo aquela velha frase: "trabalhamos 4 ou 5 meses para pagar os impostos...
Aí de repente eu vejo essa notícia:

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/792861-carga-tributaria-cai-para-336-do-pib-primeira-reducao-desde-2006.shtml

Então fico meio surpreso, porque sempre dizem que os impostos do Brasil estão cada vez pior, aí de repente vem uma notícia que eles baixaram como nunca mas, não foi por vontade da União, foi pelo contexto de crise econômica, bem, nesse mesmo site, explica que tem países com carga tributária igual ou bem maior do que a do Brasil e porque? Dizem por ter tradição socialista ou social-democrata... É estranho, mas, por mais falho que seja visão socialista, me simpatizo com ela. Ou seja, o estado mantenedor precisa de muito dinheiro para manter o povo...
Tá, aonde eu estou querendo chegar com isso?
Bem, é, que, bem como essa informação, recebemos muitas outras, críticas feitas ao país, ao governo a sociedade e que automaticamente aceitamos como verdadeiras. Nesse caso mesmo, falam pra nós que estamos pagando muito imposto, a nossa reação é negativa, afinal ninguém quer gastar seu dinheiro com o governo, que dizer, estou jogando meu dinheiro no lixo. Porém é fato, a pessoa contribui e usa pelo menos um mínimo do estado, agora a questão se é justo ou não é outra discussão, afinal ninguém quer imposto mas tão pouco o anarquismo, na verdade o que querem é o prato feito e depois reclamar que estava ruim, que seja.
Na verdade, o problema é, a análise desses como de tantos outros, no final das contas, carga tributária baixa ou alta são estilos de forma de governar, num quer dizer que é bom ou ruim então, esses dados exposto de forma tendenciosa podem confundir facilmente as pessoas.
A título de comparação, o Brasil tem uma carga tributária maior do que o México, a Índia e a China que são países emergentes, agora já a Rússia, outro emergente, já tem um valor parecido com o do Brasil, então onde está a regra, tem regra? Vai ver não seja simples assim apenas. Canadá tem uma taxação alta, Estados Unidos - baixa. Poucos países desenvolvidos tem taxação baixa, o Estados Unidos parece ser uma exceção. Então, parece que o Brasil é mais socialista do que pensam o galera de São Paulo eleitores do PSDB, é, possível ver isso na eleições, o negócio das promessas extremas do tipo: "vou levar seus filhos para escola", o estado "mamãe (*-*)". As vezes tudo é direita, tudo é esquerda no Brasil então. E o mundo mesmo, os países mais desenvolvidos com eles mesmo são extremamente socialistas (Dinamarca 50% de taxação) e capitalista com o resto do mundo.
Acho que há muitas ilusões nesse muito mundo, o capitalismo não é tão puro nem o socialismo, né. Parece a briga dos dois por tédio...
Ainda pra completar, vejo uma matéria sobre ciganos que são descritos como o povo mais anarquista do mundo (então o sonho é realidade, será).
Sei lá, as pessoas têm vergonha de conversar sobre política e economia, mas eu vo colocar uma imagem vulgar aqui:
Desculpe se ofendi alguém, podia ter colocado a foto dum cachorrinho lugar =), deixa pra outra oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário