terça-feira, 27 de julho de 2010

Fui citado!

Nossa, fui citado num outro blog, do meu aimgo Jeff, numa frase que eu no mínimo nem lembrava e nem sei se tinha tanta relevância. Mas, falava sobre sistema e Lady Gaga, muito estranho, né.
Então o fato é que o que eu quis dizer é que a Lady Gaga representa perfeitamente o sistema, mutável para ser adaptar às várias gerações e sua mantê-los sob controle. Fala a verdade, eu esperava um pouquinho só mais, da Gaga, além de ela não ir além da Madonna, as músicas dela falam só sobre relacionamento e tal de uma maneira tão comum, básica, antiga, que faz contrasta significativamente com seu visual e o que ela tenta passar, tem músicas MPBs antigos ainda bem mais "sexo selvagem" ou "avant guarde" que esses pop aí. Vai ver as vezes eu olho pro lado errado ou então julgo demasiado pela aparência. Aliás, nem sei o bastante pra falar, mas fica assim!

Uma dica esperta que eu tenho aqui é sobre a banda The (International) Noise Conspiracy (foto). Bem, em poucos palavras, eles são de esquerda no mínimo e inspirados no movimento situacionista. O vocalista da banda, Dennis Lyxzén, foi da banda Refused, pra quem conhece o punk (eu nem tanto). Ambas as bandas são suecas, interessante é que os países no auge do capitalismo que tem mais argumento contra o próprio. Um país encadinavo, desenvolvidíssimo seria "o capitalismo dando certo" (ou não pelo visto) pois parece haver uma revolta contra o capitalismo até maior do que no países em desenvolvimento.
Falando do movimento situacionista, é uma coisa fora da esquerda stalinista, negócio bem visionário, acho que é visionário até no visionário, ainda é ligado a movimentos artísticos e causou o Incidente de maio de 1968 em Paris, que gerou um belo caos por lá. Interessante como mais um movimento contra o capitalismo e que parece ter tido boa repercussão seja abafado, pois só fui tomar conhecimento dele através da tal banda. Pra quem se interessar, o livro "A Sociedade do Espetáculo" fala sobre as idéias do movimento, a fim de pesquisa, não tenho uma posição formada ainda sobre o assunto. http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/socespetaculo.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário